Acessibilidade e diversidade são pautas constantes da Folguedo.
Por meio de exposições, temos proposto diálogos, reflexões e ações pelos direitos das pessoas com deficiência, considerando suas relações com questões de gênero, raça, idade, sexualidade e território. Desenvolvemos recursos de acessibilidade para exposições e eventos.
Fazemos isso com uma rede diversa e potente de ativistas, especialistas e artistas de todo o Brasil, que vivem com diferentes deficiências e nos ensinam que há muitas formas de criação e expressão – um mundo muito mais amplo e rico do que nossa cultura normativa e capacitista permite imaginar.
Recursos de acessibilidade
Mapa tátil
Permite que pessoas cegas ou com baixa visão compreendam o espaço expositivo por meio do toque.


Piso tátil
Ajuda pessoas com deficiência visual (cegueira ou baixa visão) a se orientarem e se deslocarem com segurança em espaços públicos e privados.


Placa tatil
Permite que o conteúdo seja acessado por meio do tato e, muitas vezes, também da visão ampliada. Possui braile, letras e desenhos em relevo.



Recursos audiovisual
Libras
Tradução do conteúdo falado para Libras, apresentada por um intérprete em um canto da tela.
Audiodescrição
Narração adicional que descreve elementos visuais importantes, como ação dos personagens, cenários, expressões faciais, figurinos etc.
Legendagem
Tradução da narração do vídeo, podendo ser uma legenda descritiva, incluindo não só o diálogo, mas também informações sonoras relevantes, como [música suave], [porta batendo], [risos].
Experiências em eventos acessíveis
Treinamento para uma mediação acessível
É um processo formativo voltado às equipes de mediação e atendimento ao público das exposições, com o objetivo de preparar as pessoas para garantir experiências culturais acessíveis, inclusivas e respeitosas a todos os visitantes.


Hackaton Acessibilidade Cultural 2022
Hackathon é uma maratona de busca de soluções na qual os interessados se reúnem por horas, dias e até semanas, a fim de explorar desafios, discutir novas ideias e desenvolver projetos.
O desafio teve como objetivo selecionar propostas de recursos educativos acessíveis voltados ao apoio de exposições e ações da Casa da Ciência da UFRJ. Os prêmios concedidos foram destinados à prototipação e à validação das soluções desenvolvidas.
Projetos selecionados
Jogo de cartas e e-book - Exposição Cancelada?
O jogo encarada situações onde é necessário decidir qual a melhor atitude a ser tomada. Aqui a Pessoa com deficiência pode agir como um juiz da internet e cancelar a exposição caso a equipe lide com a situação de forma despreparada e capacitista.
As cartas possuem audiodescrição e marcação do QR Code em braile. No e-book as equipes podem se aprofundar um pouco na discussão provocada. O projeto foi desenvolvido por Ana do Vale, Luiza Helena Gualberto e Victor Hugo Vitchan.


Maquete tátil
Uma maquete da Casa da Ciência para utilização de todas as pessoas, buscando tornar as exposições realizadas mais acessível aos visitantes, um recurso visual e tátil atrativo que possibilita autonomia e empoderamento das pessoas com deficiência visual.
Ao lado da maquete uma placa com QR-Code tátil que leva direto para a história da Casa da Ciência, dando mais autonomia e empoderamento para pessoas com deficiência visual. O projeto foi desenvolvido por Karin de Oliveira, Larissa Leite e Ludmila Ribeiro.



















